Olá, galera da eYeka!

O verão está aí! E está na hora de se inspirar um pouco com o nosso Criador do Mês! Apresentamos a vocês um criador do Reino Unido, James Pickles ou jamesdesign, que entrou para a eYeka há menos de um ano, mas que já ganhou 4 prêmios! Curioso para saber como ele conseguiu? Vamos descobrir!

Oi, James! Pode nos falar um pouco sobre você e a sua história? O que você faz, alem das suas criações incríveis na eYeka? Tem algo divertido a nos contar sobre você?

Sou um designer gráfico de 40 anos, nascido no Reino Unido. Concluí a minha graduação e a minha especialização em design gráfico e comunicação há 20 anos. (Caramba, já faz tanto tempo?)

Atualmente, trabalho em casa como gestor em design gráfico para várias marcas de moda diferentes. Meu cotidiano envolve direção de arte de sessões de fotos, criação de revistas de moda e de publicidade impressa, assim como muito marketing direto e material promocional.

O que fez você se interessar por design e pelo mundo da criatividade? Você se inspirou em algo ou em alguém em especial?

Desde pequeno eu passo muito tempo desenhando, tanto personagens da TV quanto carros, sempre tinha um lápis na mão! Quando era criança, assistia religiosamente ao programa do Rolf Harris (um cartunista muito famoso aqui no Reino Unido). 

Hoje em dia, é muito decepcionante que tudo pareça feito pelo computador, parece não haver muito mercado para ilustrações feitas à mão. Adoro design e não gostaria de fazer outra coisa para viver. 

Pretendo “voltar para as minhas raízes” e pegar os lápis e os pincéis de novo, em algum momento posterior, viajar pelo mundo e pintar cenas em vários lugares.

Você só entrou para a comunidade em 2016, mas já contribuiu bastante! Poderia nos dizer como nos descobriu e por que decidiu juntar-se a nós?

Sim, sou membro da eYeka há menos de um ano, mas tenho o prazer de dizer que já ganhei 4 concursos (até agora!). Meu papel atual, no trabalho, pode ser limitador, pois é tudo focado na área de moda, e eu realmente queria me envolver em um trabalho de design gráfico para grandes marcas. Por isso, antes de decidir correr atrás de outro emprego que me permitisse fazer isso, pesquisei na internet para ver se podia encontrar um lugar onde liberar a minha criatividade. E tenho o prazer de dizer que encontrei a eYeka!

A eYeka é perfeita para mim, pois me permite continuar em um emprego que adoro, mas também me desafia, colocando-me diante de grandes marcas no meu tempo livre. (Além de que uma grana extra é sempre bem-vinda!)

 

Poderia compartilhar o seu processo criativo para os concursos da eYeka? Como você elabora uma grande ideia?

Meu processo envolve conferir o site da eYeka todo dia de manhã, enquanto tomo o meu café em casa. Busco ver se tem algum briefing novo para trabalhar, leio o briefing e depois penso no assunto ao longo do dia de trabalho… Vou anotando qualquer ideia, pensamento, slogan etc. no smartphone, fico com o briefing na cabeça pelo resto do dia e continuo anotando novas ideias no telefone. (Bendito seja o iPhone!) À noite, dou uma olhada nas notas e as transfiro para o Mac, tento trabalhar em uma forma de cativar o público, encontro uma solução para o problema, procuro palavras-chave no briefing para achar uma perspectiva ou um gancho.

Até agora, você teve 139 propostas aceitas e venceu 4 prêmios em apenas um ano! Como você faz isso? Poderia compartilhar alguma dica ou truque com os outros criadores?

Sim, sou membro há cerca de 9 meses e tenho o prazer de dizer que venci 4 concursos. Acho que ler o briefing e entender o “problema” da marca é a chave para responder ao briefing. A solução está sempre bem lá, no briefing. É só uma questão de dissecar o texto. Costumo olhar para o exato oposto de algumas das palavras-chave que encontro no briefing para achar a resposta. Ou seja, se encontro “claro”, vou explorar de que forma “escuro” é o exato oposto… explore as negativas para achar as positivas – se é que isso faz algum sentido! 

Você tem algum projeto favorito, do qual sente um orgulho especial? Se for o caso, qual seria?

Sim, a minha vitória mais recente é a minha favorita. Acho que a marca disse que o meu projeto vencedor “acertou na mosca”. Tinha um slogan perfeito para a marca e o visual/conceito era desafiador para o espectador se conectar com o produto.

O que você pôde fazer ou realizar com os prêmios que venceu?

Com os prêmios que venci, pude pagar algumas das parcelas do carro que tinha prometido para mim mesmo que compraria antes dos 40 (consegui comprá-lo aos 39!), um Porsche 987S 3.4. Além disso, recentemente, casei com a Samantha e a eYeka me permitiu pagar as despesas do meu casamento com a minha linda esposa!

Se você pudesse descrever a eYeka em 3 palavras, quais seriam?

Desafiador, viciante, inspirador

E, por fim, que conselhos você daria aos novos criadores?

Não tenham medo de pensar fora da caixa. Leiam o briefing e anotem QUALQUER ideia, mesmo que vocês pensem que elas não vão levar a uma solução – muitas vezes, elas levam!

Muito obrigado pela inspiração! Ficamos felizes em saber que somos, indiretamente, parte do seu carrão e do seu lindo casamento ;)

Você pode saber mais sobre o trabalho do James no site pessoal dele: https://www.behance.net/james_pickles

Até a próxima!