Aqui na eYeka, todo dia recebemos um grande número de projetos da comunidade. Vemos alguns vencerem, enquanto outros fracassam. É comum que os mesmos criadores sejam muitas e muitas vezes reconhecidos e premiados por marcas totalmente diferentes. Paralelamente, acontece de ideias fortes ficarem de fora do pódio.

Acreditamos que ideias novas vêm de toda parte, mas uma apresentação correta não faz mal a ninguém. Reunimos uma lista de instruções simples que ajudarão você a melhorar o seu projeto, fazendo a sua ideia brilhar.

Dizem que a primeira impressão é a que fica. Assim, não deixe que a primeira impressão do seu trabalho diminua as suas chances de mostrar o seu talento!

Instruções gerais de criação para concursos que não contêm vídeo (apresentações com texto)

  • se você estiver criando uma apresentação de várias páginas com ilustrações e texto, use o formato paisagem, e não o vertical. Com isso, os leitores terão mais facilidade de ir até o fim.
  • Use o PowerPoint ou um programa semelhante para criar o seu projeto, depois salve em PDF.
  • Não se esqueça de revisar o seu texto! Se o seu texto for originalmente escrito em outra língua e você fizer uma tradução para o inglês, assegure-se de esta é de boa qualidade. Isso significa que você não deve usar tradutores on-line para o texto todo. Esse tipo de procedimento sempre afeta a clareza geral do texto e, às vezes, faz com que a sua ideia se torne completamente incompreensível. Um texto com erros gramaticais e palavras não traduzidas mata imediatamente toda a empolgação que a sua ideia poderia provocar.
  • Assegure-se de que o texto é legível. Isso significa que a fonte não deve ser abaixo de 11 pt nem de uma cor muito transparente. Tenha cuidado ao mostrar a sua criatividade com a fonte. Às vezes, é melhor ser mais conservador.
  • Pense a partir do ponto de vista do leitor: evite massas densas e desordenadas de texto, que dão dor de cabeça em quem precisa ler. Fique à vontade para usar títulos, caixas de texto e ilustrações para destacar as partes mais importantes.
  • Mantenha o seu projeto simples e com um visual leve. Use o mesmo estilo em todas as páginas do seu documento.
  • Muitas vezes, o briefing contém perguntas obrigatórias. Elas estão lá para ajudar você. Considere-as como uma lista de pontos obrigatórios quando criar a sua ideia. Isso lhe dá maiores chances de convencer a marca de que a sua ideia é ótima. Portanto, tente não dar respostas genéricas e não recopie trechos do briefing. A resposta certa pode realmente agregar muito valor à sua ideia!
  • Não reproduza no seu projeto um texto ou uma descrição que você encontrou ao pesquisar no Google ou na Wikipédia. Isso tornará o seu projeto muito longo a não permitirá que você descreva bem a sua ideia. Se quiser usar um detalhe da internet para descrever o seu trabalho ou a sua inspiração, resuma e estabeleça a ligação com a sua ideia. Não precisa fazer nada muito longo: uma descrição é melhor se for curta e precisa.
  • Você pode pensar no seu projeto como se estivesse mandando um currículo a um possível patrão. Muitos profissionais vão fazer uma avaliação geral do seu projeto ao longo do processo. Escolha cuidadosamente a história que quer contar, tente “vender” a sua ideia, usando uma boa edição, explicações claras e ilustrações escolhidas a dedo.

Concursos de comunicação (cartazes / anúncios impressos)

  • Se estiver trabalhando em um cartaz, lembre-se de que a estática é sempre importante. A sua proposta deve ser visualmente atraente e fácil de entender. Suas chances de vencer são muito maiores se o seu projeto tiver um apelo visual e uma ideia inteligente.
  • Evite entulhar o seu cartaz e siga o princípio de que “menos é mais”. Escolha um visual forte, em vez de várias imagens pequenas amontoadas em uma colagem. Evite ilustrações pequenas e excesso de texto. Não crie infográficos ou quadrinhos.
  • Minimize a quantidade de texto no seu cartaz. Um slogan curto e impactante é mais do que suficiente. A sua ideia deve ser transmitida pelo visual principal. Ela tem que ser fácil de entender e deve ser suficiente olhar o cartaz e ler o slogan. Se for preciso ler um texto de uma página para entender o seu conceito, é melhor retrabalhá-lo.
  • Um cartaz ou anúncio impresso deve sempre conter uma ilustração principal. Não pode ser apenas texto; por mais que a fonte seja bonita.
  • Por fim, pense em como a sua ideia poderia ser usada em uma campanha de marketing. Mesmo que não faça parte do desafio, pense nisso como um exercício útil e como um “teste de impacto” da sua ideia.

Exemplo de concurso de comunicação: Hyundai:

Este é um exemplo tirado de um verdadeiro concurso da eYeka. O desafio era: Conte-nos uma história original, única e interessante, na qual as pessoas têm uma experiência fantástica e inesquecível com um carro.

Aqui, mostramos a ideia que venceu e 4 exemplos que ilustram o que você deveria evitar no seu trabalho:

Projetar um produto/serviço inovador

  • Pense “fora da caixa”: Inovar é pensar de um jeito diferente. Estamos em busca de algo que ainda não tenha sido visto. Assim, durante o seu processo de criação, pesquise sobre o produto ou a categoria.
  • A sua proposta deve ser fácil de entender e ter um insight/conceito que possa ser visto já no início da leitura do seu projeto.
  • Recomendamos que você use a página 1 para apresentar a essência do seu conceito e as páginas seguintes para desenvolver e ilustrar a aplicação e as vantagens da sua ideia.
  • Foco: recomendamos que você escolha uma abordagem forte e foque em uma ideia simples. Não tente incluir tudo em um só conceito.
  • Tenha em mente que a sua criação pode ser avaliada por diferentes pessoas. Assim, assegure-se de que a sua descrição é clara e apoiada por ilustrações fortes.

Exemplo de inovação “preparo de massas”:

Por exemplo, se o desafio for criar um novo produto no ramo de massas, há diferentes abordagens possíveis. Mesmo que a sua proposta não seja muito sofisticada, você sempre tem chances de vencer, desde que a apresente bem e a ilustre de maneira clara.

Exemplo para o projeto de "experiência": para este tipo de desafio, não há nenhuma “receita mágica". Normalmente, há mais texto, então o ideal é que você faça algo leve, claro e simples. Pense na melhor maneira de organizar o texto, dividindo-o em partes lógicas, usando ícones, mapas, diagramas, ilustrações.

Evite enviar projetos assim:

Tente assegurar-se de que a sua proposta inclui:

Esperamos que estas dicas ajudem você a criar projetos vencedores e a fazer a sua ideia brilhar!

Se tiver outras ideias ou quiser expressar uma opinião, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo ou nos enviar uma mensagem para support-en@eyeka.com. 

Abraço!

Equipe eYeka