Oi comunidade da eYeka! 

Temos o prazer de apresentar o nosso criador do mês de agosto: Shobz das Filipinas. Ele participa na eYeka há mais de 5 anos e apresentou mais de 500 ideias até agora. Descubra um pouco de sua história pessoal e de sua experiência!

Oi, Shobz!

Você poderia começar nos falando um pouco de você (o que você faz, você trabalha, estuda, de onde você é, quais são seus hobbies, basicamente, qualquer coisa que você queira dizer ao mundo)?

Mabuhay! Pode me chamar de Shobz da Pérola dos Mares Orientais, as Filipinas! Eu me formei na AB Artes Multimídia, da Faculdade Ásia-Pacífico. Já trabalhei como especialista em multimídia em vários departamentos criativos. Foi aí que eu experimentei a gestão de conteúdos criativos relacionados com política, religião e meio ambiente. Mas eu acho que trabalhar aqui, no meu país, é muito estressante, por causa das pressões do trânsito, do salário medíocre etc. É por isso que eu mudei para o free-lance, pois tenho pleno controle do meu tempo e das minhas habilidades.

O que eu gosto em ser free-lance é que sou o meu próprio patrão. Tenho mais tempo para minhas outras paixões, como a música, os jogos, o esporte, meu bichinho de estimação e para sonhar acordado. É [risos]! Eu costumo sonhar de olhos abertos. Não é uma perda de tempo para mim, pois é nesse momento que eu concebo e visualizo umas ideias de outro mundo.

Falando de “ideias de outro mundo”, sou um grande fã de Stephen Hawking e do Dr. Michio Kaku. Adoro imaginar outras dimensões, extraterrestres ou a origem do universo. Também adoro teorias da conspiração. Pode me chamar de esquisito, mas essas coisas realmente revigoram a minha mente!

Seu primeiro trabalho na eYeka foi em março de 2011. Como você descobriu a gente? E por que você participou?

Um tempo atrás, eu estava participando de concursos criativos (e vencendo alguns) em meu país, para melhorar minhas habilidades, e de repente a eYeka abriu todo um nível internacional para mim. Eu encontrei a eYeka no Facebook, que me redirecionou para o antigo site da eYeka. Eu participei para ver se o site era de verdade [risos] e ganhar uma graninha da minha primeira vitória ainda me incentiva a ir mais longe.

Você pode ainda não saber, mas você enviou 508 ideias. Poderia nos dizer o que o leva a participar?

Sério?! 508?! Eu não sabia :D Nunca contei meus envios, mas guardo todos eles para o meu portfólio (vencedores/selecionados) ou  para um reprocessamento futuro (não vencedores/rejeitados). Honestamente, não era tão ativo e sério em minhas participações, comparado ao que sou hoje em dia. Antes, era só um passatempo para mim, algo para refrescar as ideias e melhorar minhas habilidades. Mas, agora, é um desafio criativo full-time!

E, por sinal, uma coisa que me levou a ser mais ativo recentemente é que eu fiquei com inveja de outros membros que venceram muitos concursos, apesar de serem novos. Eu? Estou aqui há tanto tempo, mas venci tão poucas vezes... então, eu tinha que correr atrás e me desafiar! Espírito de competição é isso aí [risos]!

Dessas 22 vitórias, qual é o seu maior sucesso ou realização?

O número 1 é o maior prêmio que eu ganhei até agora, do concurso “Se sujar faz bem”. O número 2 é a recente, de redação criativa para a Tefal. Mas todas essas vitórias são importantes para mim, porque o que importa é que a marca reconheça as minhas ideias e que meus esforços valham a pena.

O que você conseguiu fazer ou realizar com os prêmios que ganhou?

Eu coloquei a maior parte na poupança. Uma parte foi investida em coisas que poderiam me aprimorar, especialmente para melhorar meu rendimento criativo, como ferramentas técnicas, softwares, direitos autorais de imagem etc. Outra parte foi compartilhada com a minha família e uma pequena porção foi doada aos necessitados. :)

Você poderia compartilhar o seu processo criativo para os concursos da eYeka? O que te inspira?

Eu sonho de olhos abertos o máximo que posso. Quanto estou tocando piano, malhando e em qualquer outro lugar. Nunca preciso de um ambiente silencioso ou solene para pensar ou me concentrar. Quando estou no ônibus ou no trem, olho pela janela, sinto o que há ao redor e contemplo. Quando estou fazendo compras, olho os produtos, as pessoas comprando e imagino as inovações possíveis. Olhe para o seu ambiente; leia a mente das pessoas, a reação do consumidor aos produtos, a maneira como as pessoas agem etc. É como ser um detetive. Saia de casa, o mundo é grande e a criatividade pode ser realmente descoberta com a observação do que acontece ao redor.

O que me inspira é a sede de explorar mais e de me desafiar constantemente.

Você poderia descrever a eYeka em uma frase curta?

Um paraíso para uma criatividade sem fim.

Gostaria de dizer algo mais para concluir? Que conselhos você daria aos novos criadores? Algumas palavras para concluir?

Em nome de outros criadores, eu agradeço a eYeka pela oportunidade infinita que vocês nos dão. Aos meus colegas criadores, continuem a entrar para a comunidade, continuem a ser criativos e, além disso, competitivos também! Dediquem tempo e esforço suficiente às suas ideias. Não desperdicem a oportunidade de mostrá-las e nunca desistam.

Salamart e muita força para esta comunidade!

Venham aqui nas Filipinas e aproveitem nossas praias e nossos pontos turísticos! :)