Olá criadores!

Este mês, temos o prazer de apresentar uma moça muito talentosa da Bulgária – Kristina, conhecida como k_vatova4418 na eYeka. Krisi é uma artista incrível que já ganhou 3 prêmios na eYeka e continua compartilhando conosco a sua criatividade e a sua visão positiva do mundo! Vamos saber mais sobre ela!

Fale sobre você. De onde você é? O que você faz além de trabalhar para a eYeka?

Eu sou de Plovdiv, na Bulgária. Tenho 25 anos e me formei na Academia Nacional de Artes em Sofia, na Bulgária. Estudei Belas Artes e me especializei em gravura. Além de trabalhar na eYeka, participo de muitas exposições de belas artes internacionais, em diversos países. Eu sou apaixonada por Belas Artes, mas há 2 ou 3 anos, comecei a sentir a mesma paixão pelo design gráfico! O lado incrível de ser artista é que podemos encontrar arte em tudo o que fazemos. O meu objetivo é desenvolver a minha criatividade todo dia, e a eYeka é a plataforma perfeita para isso!

Por que você entrou para a eYeka e por que você participa de concursos on-line, de modo geral?

Eu ainda era estudante quando comecei a participar de concursos on-line. É o trabalho perfeito! Posso escolher em que concurso quero participar e quando quero trabalhar. Trabalhar como freelancer me dá a liberdade de que eu preciso. Antes de conhecer a eYeka, participei de outros sites, em que a maioria dos concursos era para logos e design de material de papelaria. Em 2014, eu encontrei um amigo e ele me falou sobre a eYeka... ele já tinha ganhado um prêmio. Criei a minha conta, mas quando vi como as marcas envolvidas eram sérias e famosas, achei que o nível era alto demais para mim. Durante dois anos, não participei de nenhum concurso na eYeka, mas tive sucessos em outros sites. Então, um dia, eu acordei e disse para mim mesma que deveria tentar participar em um concurso na eYeka. Em quatro meses, eu ganhei 5 prêmios e estou realmente feliz de ter tido coragem de me expressar por meio desse concurso! Sou feliz trabalhando como freelancer, pois posso trabalhar de qualquer parte do mundo e na hora que eu quero.

Você entrou para a comunidade há relativamente pouco tempo e já ganhou muitos prêmios de marcas mundiais! Como você explica esse sucesso?

Toda vez que leio o briefing de um concurso, começo a pensar não como designer, mas como cliente. Que design ou cartaz pode me surpreender e como eu posso ficar impressionada pelo novo produto na loja? Assim que consigo responder a essas perguntas, começo a trabalhar como designer. Sempre tento encontrar a ideia mais interessante e torná-la realidade! Em cada concurso, os designers aprendem uns com os outros e desenvolvem seu pensamento criativo. E, aqui na eYeka, cada concurso é cheio de ideias originais, incríveis, de designers do mundo inteiro! Eu aprendi muitas coisas interessantes com diferentes designers desde que comecei a trabalhar neste site e espero que alguns deles também tenham aprendido algo comigo. Acho que o sucesso é o resultado de muito trabalho, aprendizado e troca de ideias.

Você se lembra da sua primeira vitória? O que você sentiu?

Minha primeira vitória foi com o design de embalagem em um concurso da marca Ferrero Rocher. Fiquei muito, muito contente quando recebi a mensagem no meu e-mail! Eu não conseguia acreditar, porque era o meu primeiro concurso na eYeka e eu ganhei o prêmio adicional!

Nós adoramos os seus designs para o concurso do aniversário de 10 anos da eYeka! Você poderia nos dizer como os criou? De onde você tirou a inspiração?

Lembro que, quando vi esse concurso, tinha muitas ideias diferentes na cabeça. Comecei a pensar e a tentar selecionar as mais interessantes. Na verdade, com a ideia dos aviões de papel, primeiro eu fiz um pictograma e depois criei a imagem apropriada. Na ideia do Ninho da eYeka, eu segui a direção oposta... então, não tenho receita para criar minhas propostas, as coisas simplesmente acontecemJ Quando li o briefing, fiquei realmente inspirada... e acho que a eYeka ajuda tantos designers a se expressar que eu quis retribuir e dar o melhor de mim nesse design para o aniversário de 10 anos da eYeka!

Você poderia nos falar sobre as suas fontes de inspiração? Você tem escritores, diretores ou filmes favoritos?

Gosto de visitar exposições de diferentes artistas em diferentes países e de aprender algo sobre a vida deles. Com certeza, essa é uma das minhas fontes de inspiração mais importantes! Gosto de observar a grande imaginação deles e ver até onde ela os levou. Um dos meus artistas favoritos é Egon Schiele. Entre os escritores, eu realmente gosto de Jerome K. Jerome e o meu livro favorito é “Pensamentos Preguiçosos de um Preguiçoso”. Também gosto de ver muitos filmes e programas de TV, mas a lista é muito longaJ

Tem algum projeto ou trabalho de que você se sente especialmente orgulhosa? 

Quando terminei o mestrado, ganhei um prêmio para ir à Cité Internationale des Arts, em Paris. É uma residência artística e foi uma experiência incrível para mim! Vivi lá por dois meses e foi incrível ver tanta história da arte em uma cidade!

O que você conseguiu fazer ou realizar com o prêmio que recebeu? Isso te ajudou no seu projeto de ser videomaker profissional?

Esse prêmio me deu a chance de viajar e explorar o mundo... o que é realmente importante para o meu desenvolvimento como artista e designer.

Como você descreveria a eYeka em uma frase curta?

A eYeka é um site que pode te oferecer a oportunidade de ir para a etapa seguinte na sua vida!

Você gostaria de dizer algo para concluir? Que conselho você daria a novos criadores?

Obrigado, eYeka! Fico feliz de já ser parte dessa comunidade incrível, com tantos designers talentosos! É fantástico trabalhar com marcas tão grandes e eu posso me desafiar a cada dia. Meu conselho para novos criadores é que eles não desistam fácil e continuem desenvolvendo sua imaginação todo dia. Sejam criativos! 

 

Obrigado, Kristina, por compartilhar a sua história! Ficamos felizes de ver você vencendo e crescendo na eYeka!