O mês de fevereiro chegou e está na hora de apresentar a vocês um grande talento da eYeka, Adrián Zapata Garcia. Sendo um dos dez melhores criadores com a maior pontuação criativa e 27 criações vencedoras, Adrián é um conhecido de nossa comunidade. Recentemente, no concurso Duracell Entertainment Poster, o cliente o recompensou com 7 apresentações vencedoras em apenas esse concurso. Vamos conhecê-lo e talvez aprender algumas dicas para ajudar você a ganhar o próximo concurso.

2ca54140ee510132def00a1e243ccdfe

Meu nome é Adrián e eu sou de Málaga, uma cidade agradável no extremo sul de Espanha. Estudei Publicidade e Relações Públicas e pós-graduei em Marketing e Gestão de Vendas. Eu tenho experiência em diferentes áreas: turismo, marketing online e design gráfico.

Minha primeira conquista foi um concurso organizado pela Câmara Municipal de Málaga. Eu apresentei uma campanha de marketing (designs incluído) para o Dia da Mulher, destinada a promover a igualdade entre mulheres e homens, e eu ganhei. O prêmio? Apenas uns parabéns, mas abaixo está minha criação vencedora para sua diversão.

Como você começou com eYeka e como tem sido sua experiência até agora?

A primeira vez que participei na eYeka foi em um concurso para Beko. Eles pediram histórias para inspirar uma campanha de vídeo online. Eu fui o segundo vencedor e eu lembro que eu me senti como a maior coisa desda invenção do pão fatiado. Depois disso, continuei participando eYeka, mas não tão sériamente como agora. Me demiti em Dezembro de 2014 e em Março de 2015, decidi me concentrar na eYeka.

Minha experiência tem sido muito boa. Quando eu comecei neste site, eu só tinhas poucas idéias para cada concurso. Agora, eu sou capaz de fornecer muitas idéias para cada um. Eu me tornei mais criativos e mais rápido graças a este site.

Qual é o seu processo criativo e as etapas que você atravessa na criação do seu trabalho?

Em primeiro lugar, eu leio o briefing e me deito na cama, olhando para o teto e deixando minha mente "voar" (sem drogas). Em seguida, depois de algum tempo pensando, talvez eu consegui ter algumas idéias. Se eles são boas, eu as anoto. Se não, eu continuo minhas tarefas diárias normais. Às vezes, as idéias vêm quando eu estou trabalhando fora de casa, quando eu acordo, etc., por isso, quando acontece, eu mando essa ideia para o meu próprio e-mail. Eu não me deixo o luxo de esquecer uma única. Depois, gosto de olhar para o que a empresa e seus concorrentes têm feito até agora. Muitas vezes, a sua ideia já foi usada antes. Finalmente, eu leio novamente o briefing e revejo as minhas ideias. Uma vez que eu selecionei as melhores, eu começo a trabalhar nelas.

Você tem alguma dica ou conselho para a criação de grandes obras ou talvez algum segredo para ganhar?

Todo mês, eu mando alguns presentes para o pessoal da eYeka como presunto ibérico, azeitonas, etc. Isso aumenta a chance de sucesso.

Brincadeirinha, eu acho que a chave, é bom senso e autocrítica. Você não pode esperar o sucesso de soluções de publicidade típicas. Você deve ir um pouco longe. Além disso, você não deve descartar idéias só porque elas não são as que você mais gosta. Apesar do briefing, você nunca sabe o que a marca está esperando exatamente.

Como ganhar tantos prêmios com eYeka impactou a sua vida?

Vencer concursos na eYeka me deu mais confiança sobre o meu trabalho. Tenho menos problemas de dinheiro, então eu não aceito mais trabalhos porcaria. E agora estou pensando em projetos de negócios.

Quais são as coisas que você gosta sobre eYeka e as coisas que você acha que podem ser melhorado?

Algumas das coisas que eu gosto são as oportunidades de trabalhar com grandes marcas e a grande variedade de concursos. Eu também tive a oportunidade de falar com alguns membros que são pessoas muito qualificadas na eYeka. No entanto, seria ótimo ter a possibilidade de mostrar as obras que fizemos para eYeka através do site. Uma boa maneira, seria um sistema semelhante ao Google Drive: apenas as pessoas para quem você enviou o link para seu portfólio podem vê-los. Desta forma, as nossas entradas seriam protegidas de outros membros e, ao mesmo tempo, compartilhável com empresas.

Alguma coisa a mais para concluir?

Eu gostaria de agradecer pela oportunidade de contar aos outros a experiência incrível que tive na eYeka.

 

Obrigado Adrian pela maravilhosa partilha e desejamos-lhe um ano ainda mais impressionante com eYeka.