Olá, pessoal!

Os dias estão ficando mais curtos e mais frios do nosso lado da linha do Equador, as festas de fim de ano estão chegando rapidamente e já começamos e sentir saudades do verão.

Felizmente, estamos aqui para trazer para vocês uma boa dose de energia e calor humano, graças a esta entrevista ensolarada com o nosso criador do mês de novembro: Jean-Baptiste Petricoul!

Agora, vamos deixar vocês conhecerem um pouco mais :)

Poderia nos falar um pouco sobre você? De onde você vem, em que se formou, o que faz fora da eYeka, o que o atrai na criação...?

Tenho 25 anos, sou originário do Sul da França. Minha família ainda vive no Sul; quanto a mim, saí de casa bastante cedo (com 18 anos), para estudar.

Comecei uma formação técnica de nível superior em design de produtos, depois fiz mestrado em design de produtos no instituto superior de design de Valenciennes. Durante minha formação, tive a oportunidade de trabalhas com grandes empresas, como a Philips (Amsterdã, 5 meses), a GP Designpartners (Viena, 6 meses), a Thomson (Paris, 3 meses) e o Google (São Francisco, 6 meses).

Voltei dos Estados Unidos em março de 2016 e, nesse momento, recebi meu diploma.

Voltei para o país para ter um novo começo, concretizar um novo projeto que eu gostaria de realizar com a minha namorada: encontrar um emprego (em design de produtos) em um novo país e começar uma nova vida a dois. Nossas buscas estão focadas no Canadá, país pelo qual temos um carinho especial.

Faz muito tempo que sou apaixonado por criar produtos e buscar novas soluções. Não coloco limites no que realizo.

Como você conheceu a eYeka e por que participa dos concursos?

Conheci o site na internet, um pouco por acaso, e o primeiro concurso de que participei foi para a marca de perfumes Mexx; o princípio me agradou muito, gosto de me desafiar, de dar o melhor de mim e ver um resultado concreto. Participo de concursos porque gosto do que faço e, na espera de voar para outros horizontes, não enferrujo, tenho novas ideias e faço umas economias.

Você é novo na eYeka, pois só se juntou a nós este ano. Ainda assim, você já tem um currículo impressionante, pois em 21 propostas aceitas, 7 ganharam um prêmio! Você pode nos dar o seu segredo? Conselhos também são bem-vindos...

Na verdade, não penso ter uma receita mágica, tenho um jeito próprio de trabalhar: quando um projeto me agrada, faço uma longa reflexão, deixo minha imaginação fazer uma boa parte do trabalho e, quando encontro a ideia que me motiva, eu me lanço. Às vezes acontece de eu ter várias ideias para um mesmo projeto e não conseguir escolher. Nesse caso, envio tudo o que posso, desde que a qualidade da realização e da ideia em geral esteja à altura do que posso produzir.

Se eu puder dar um conselho aos participantes, é que eles sempre se perguntem se a ideia nova pode trazer soluções concretas ao produto final. Quando a novidade é feita só pela novidade, não é necessariamente uma solução útil.

Quais são os seus projetos e como os prêmios que você ganhou o ajudaram?

Como eu disse antes, quero recomeçar a vida com a minha namorada, é um projeto extremamente importante para nós. O Canadá é um sonho para ela e para mim. Desejamos ver novos horizontes, começar a construir um futuro para nós dois. Os prêmios que eu ganho me ajudam a fazer economias para a nossa nova vida.

Você poderia nos dizer quais são as suas fontes de inspiração e os diferentes elementos que o ajudam a nos enviar ideias e criações cada vez mais incríveis?

Eu me interesso pelas novidades de todas as áreas, em termos de tendências, de cores ou de tecnologias. Também me deixo impregnar muito pelo meu cotidiano. As conversas que tenho com a família ou os amigos podem me levar a elaborar novas ideias, a imaginá-las e desenvolvê-las.

Você poderia descrever a eYeka em somente algumas palavras?

Para mim, é a possibilidade de desenvolver as competências técnicas e a paixão por projetos interessantes, e ter a sorte de compartilhar essa paixão com os outros.

Algumas palavras para concluir?

Obrigado por me designarem como criador do mês! Vou continuar a postar novos projetos para a eYeka, e talvez mesmo lá do Canadá!

 

Muito obrigado por esse tempo que você nos concedeu, JB. Estamos ansiosos para descobrir outras criações!

Bom novembro para todos!